blog Details

blog

ManualCallPoint: como ativar um alarme de incêndio da forma mais simples

A Ajax Systems continua a especializar-se no campo da segurança contra incêndios e a criar novos dispositivos para a sua série de produtos contra incêndios. A empresa apresenta o ManualCallPoint Jeweller, um botão sem fios montado na parede para ativação manual do alarme de incêndio. Se pressionar o botão, isso irá acionar as sirenes integradas de todos os detetores de incêndio no sistema e informar os utilizadores. Entretanto, a Central Recetora de Alarmes (CRA) recebe o alarme e chama os serviços de emergência. O botão também pode ativar sirenes de intrusão e cenários de automatização.

O lançamento inclui duas versões de dispositivos: a Red (vermelha), destinada a instalações residenciais e a Blue (azul), destinada a instituições de ensino. Com o dispositivo Red (vermelho), é obrigatoriamente enviado um alarme a uma CRA. Com o dispositivo Blue (azul), um utilizador pode desativar um alarme na app Ajax. Esta é a principal diferença entre as duas versões.

Versões do produto
ManualCallPoint (Red) Jeweller
O ponto de chamada manual Red foi concebido para instalações residenciais.
ManualCallPoint (Blue) Jeweller
O ponto de chamada manual Blue foi concebido para instituições de ensino.

Conhecer e cumprir os regulamentos

A instalação de pontos de chamada manuais é exigida pela norma que muitos países europeus são obrigados a cumprir. No entanto, tal não é obrigatório para edifícios residenciais.

Na Alemanha e no Reino Unido, é uma prática comum instalar pontos de chamada manuais como forma adicional de proteção. E este é um dos dispositivos mais regulamentados no setor da prevenção contra incêndios. Pode parecer “um mero botão”, mas a sua simplicidade tem um objetivo sério: o de agir rapidamente num momento de perigo. A norma determina não só a finalidade, o conjunto de características e o método de montagem, mas também a cor, as dimensões e até os ângulos da carcaça. Assim, a equipa Fire aceitou este desafio de engenharia e criou um botão inteligente com a elegância característica da Ajax.

A segurança contra incêndios residenciais não se resume aos detetores de incêndio. Trata-se também de um mercado abrangente e inerte com uma vasta gama de dispositivos. Recebemos muitos pedidos dos nossos parceiros relativamente a pontos de chamada manuais e constatámos a necessidade de um dispositivo deste tipo no mercado. Por conseguinte, criámos não apenas um botão vermelho normal, mas toda uma nova abordagem da forma como a IoT pode fazer parte de um mundo rígido de regras e regulamentos.Sergii Shcherbakov, Gestor de Produtos, Equipa Fire

As funcionalidades avançadas encontram-se agora reunidas numa carcaça compacta, dentro dos limites da norma. O botão Red cumpre a norma EN 54-11:2001/A1:2005 na íntegra. Deixa de ser necessário haver aparelhos volumosos e salientes na parede.

Criámos também uma versão azul do ManualCallPoint devido à procura dos mercados alemão e britânico. Esta versão tem uma característica adicional: a transferência de um alarme para a estação de monitorização pode ser desativada nas apps Ajax. Foi concebida para instituições de ensino e jardins de infância onde existe um risco muito maior de o botão ser premido sem haver uma ameaça real.

Material concebido para resistir

Uma pesquisa aprofundada das soluções concorrentes destacou um problema: o mecanismo de botão demasiado complicado é construído com base numa série de peças. Se um pequeno pormenor falhar, todo o mecanismo fica inoperacional e a mais pequena falha pode ser crucial numa emergência. É por este motivo que reformulámos o mecanismo do botão: um elemento frangível reajustável construído numa peça sólida, reduzindo a possibilidade de falha nos momentos de emergência.

No estado de alarme, o botão é premido no interior e marcado com riscas amarelas e pretas. A carcaça também possui um LED incorporado para indicar o estado do dispositivo. O alarme permanece ativo até que o botão seja manualmente libertado com a chave (incluída no conjunto completo)

O conjunto completo inclui também uma tampa dianteira transparente para evitar a ativação acidental do alarme. É opcional e requer apenas um movimento para ser instalada. Normalmente, o dispositivo possui o painel de fixação SmartBracket com um alarme de tamper e o processo de montagem decorre sem desmontar a carcaça.

O ManualCallPoint é alimentado por duas pilhas CR123A pré-instaladas, proporcionando até 7 anos de funcionamento, ao mesmo tempo que possibilita uma troca de dados constante com um hub e um sistema autónomo para supervisionar o estado do dispositivo. As pilhas são substituíveis, pelo que, após a respetiva descarga, o instalador coloca as novas e o ManualCallPoint continua a funcionar normalmente.

Uma solução básica de prevenção contra incêndio digitalizada

O ManualCallPoint é uma parte do ecossistema Ajax. Cada elemento do ecossistema possui autodiagnóstico e é constantemente supervisionado. O dispositivo troca dados com um hub a uma distância de 1700 m através do protocolo de rádio Jeweller. O hub possui comunicação bidirecional com o servidor Ajax Cloud para fornecer informações em tempo real às apps Ajax. O botão não necessita de testes periódicos por acionamento para garantir que se encontra ligado e a funcionar corretamente — o sistema Ajax supervisiona o seu estado. Com as notificações instantâneas, cada utilizador do sistema será informado sobre o alarme, pilhas fracas ou avarias, de modo a obter manutenção de forma atempada.

O ManualCallPoint também pode interagir com dispositivos de automatização e detetores MotionCam através de cenários. No caso de um alarme de incêndio, os relés Ajax desligam a energia da instalação, ativam as luzes de emergência e destrancam as saídas. Ao mesmo tempo, a MotionCam (PhOD) pode enviar imagens para as apps Ajax para avaliar a situação. O resultado é uma fiabilidade essencial que ajuda a facilitar o processo de evacuação num momento de perigo.

Disponibilidade

Ambas as versões do ManualCallPoint Jeweller já se encontram disponíveis para encomenda.


Compartilhar nas redes sociais :


Pesquisar no blog

Categorias